Gente, vocês já ouviram falar do “dente da Shopee”? Pois é, essa nova “febre” está bombando nas redes, mas os dentistas estão dando um puxão de orelha geral! A moda é usar uma resina termoplástica, vendida por menos de R$ 20 em sites de e-commerce, para criar próteses dentárias caseiras. Só que, olha só, isso pode ser um perigo enorme para a saúde!
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), essa prática é um risco gigante. A resina, que parece uma massinha de modelar, é moldada na boca com água quente e endurece com água fria. Parece fácil, né? Mas aí que mora o perigo! Ninguém sabe ao certo do que esse material é feito, e ele não tem nenhum tipo de fiscalização da Anvisa ou Inmetro. Ou seja, pode causar desde alergias e intoxicações até lesões graves na gengiva. E olha que tem mais: no longo prazo, pode até aumentar o risco de câncer bucal! ?
E não para por aí, viu? Usar esse “dente fake” pode bagunçar sua mordida, causar problemas na articulação da mandíbula e até dificultar a escovação. Sem contar que, se o negócio soltar, você pode acabar engolindo sem querer. Imagina o susto!
Mas, afinal, qual é a solução?
Perder um dente não é só uma questão de estética, tá? Os dentes são superimportantes para mastigar e até para falar direito. Por isso, o jeito certo de resolver é procurar um dentista. No SUS, por exemplo, tem atendimento gratuito para quem precisa de próteses ou implantes. Já no particular, os preços podem assustar, mas a saúde não tem preço, né?
Então, fica a dica: nada de inventar moda com “dente da Shopee”, hein? A saúde bucal é coisa séria, e o barato pode sair caro. Fiquem ligados e espalhem essa fofoca aí para todo mundo saber dos riscos!