O Brasil ficou na expectativa, mas não foi dessa vez! O filme “Ainda Estou Aqui”, que vinha ganhando força nas premiações, perdeu o BAFTA 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa para a produção francesa “Emilia Pérez”. Considerado o “Oscar britânico”, o BAFTA é um dos principais termômetros para o Oscar e reforça a força do longa francês na corrida pela estatueta dourada.
A categoria reuniu grandes produções internacionais, incluindo:
- “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
- “Kneecap” (Irlanda)
- “Tudo que Imaginamos como Luz” (Índia)
- “Ainda Estou Aqui” (Brasil)
Com a polêmica envolvendo mensagens antigas da protagonista de “Emilia Pérez”, Karla Sofia Gascón, muitos acreditavam que o longa perderia força na temporada de premiações. No entanto, a vitória no BAFTA reafirma seu favoritismo para o Oscar 2025, que acontece no dia 2 de março.
O impacto de ‘Ainda Estou Aqui’
Apesar da derrota, “Ainda Estou Aqui” segue como um dos filmes mais marcantes do ano. O longa retrata a história real do desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar brasileira, destacando a luta da esposa, Eunice Paiva, pelo reconhecimento da sua morte pelo Estado.
O filme tem sido um sucesso estrondoso, ultrapassando 5 milhões de espectadores no Brasil e arrecadando mais de US$ 20 milhões mundialmente. Agora, todas as apostas estão voltadas para o Oscar: será que o Brasil ainda tem chances na maior premiação do cinema?