A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), atual líder do Banco dos Brics, está sob cuidados médicos em Xangai após ser diagnosticada com uma infecção no nervo interno do ouvido. A informação foi confirmada por meio de um comunicado oficial publicado em suas redes sociais na última segunda-feira (24 de fevereiro).
? Estado de saúde e tratamento
Dilma, de 77 anos, foi hospitalizada na sexta-feira, 21 de fevereiro, após apresentar sintomas preocupantes como tontura, pressão alta e vômitos. O diagnóstico revelou que ela sofre de neurite vestibular, uma inflamação no nervo vestibular, localizado na parte interna do ouvido e responsável pelo equilíbrio e percepção de movimento.
Apesar da internação, o quadro de saúde da ex-presidente é estável, e a previsão é que ela receba alta nos próximos dias. Mesmo hospitalizada, Dilma tem mantido suas atividades profissionais à frente do Banco dos Brics.
No dia 21 de fevereiro, a Presidenta Dilma Rousseff foi internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, China, devido a um quadro de neurite vestibular (inflamação no nervo do equilíbrio).
— Dilma Rousseff (@dilmabr) February 25, 2025
✊ Apoio e solidariedade
Diversas figuras políticas manifestaram apoio à ex-presidente. Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente do PT, foi uma das primeiras a se pronunciar: “Melhoras, presidenta. Estamos juntas e na torcida para que você se recupere prontamente!”. Outras lideranças como Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e o senador Fabiano Contarato (PT-ES) também enviaram mensagens de solidariedade.
? O futuro de Dilma no Banco dos Brics
Desde abril de 2023, Dilma ocupa a presidência do Banco dos Brics, instituição responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura nos países-membros do bloco. Inicialmente, seu mandato estava previsto para encerrar em julho de 2025, mas um acordo recente com o governo brasileiro garantiu sua permanência no cargo até 2030.